Em um workshop para empresários em que eu era o facilitador e trainer, um dos participantes, em uma atividade, trouxe a expressão “ter consciência empresarial para melhorar resultados” e disse que o termo significava ter clareza sobre si mesmo, seus pontos positivos e o que precisa melhorar, e também sobre sua empresa. Após sua explicação, o grupo concordou que aquele novo conceito é o antídoto contra o “mimimi”, a vitimização que acomete a classe empresarial. E reforçaram que odos precisam tomar uma decisão importante: ser mais consciente ou usar seus problemas para se vitimizar.
Ter consciência empresarial é entender que, independente do que estiver acontecendo a sua volta, são as suas decisões, as suas habilidades empresariais, as suas ambições e as suas ações concretas que determinam o sucesso ou fracasso do seu negócio. Sim, as melhores respostas estão dentro de você. Num primeiro momento pode parecer algo simples e fácil, mas como especialista em desenvolvimento humano afirmo que fazer o autoexame, adquirir responsabilidade e o controle da sua vida são desafios muito grandes. Todos têm medo de serem confrontados consigo mesmo.
O que eu fiquei feliz naquele encontro foi que esta expressão e estas discussões partiram dos próprios empresários. A maior prova de que tiveram esta consciência foi terem assumido que usam as dificuldades existentes nos negócios, que são muitas, como desculpas ou defesas para não buscarem a sua mudança. Realmente mudar não é fácil. Sair do conforto de colocar a culpa em todos e em tudo e, ao invés disso, assumir que quem precisa mudar em primeiro lugar é o dono do negócio, é algo que poucos decidem fazer.
Afirmo isto, pois depois de alguns anos trabalhando com este público, de fato identifico, em grande parte deles, uma resistência a qualquer coisa que traga seu desenvolvimento. São capazes de investir em treinamentos para seus funcionários, mas não são capazes de buscar seu próprio crescimento e evolução. Para justificar seu pensamento, rotulam temas como inteligência emocional, autoconhecimento, liderança, por exemplo, como trivial, autoajuda ou motivacional. “Isto não funciona” bradam alguns. Outros acreditam que “deu certo até agora do jeito que eu sou, não preciso fazer diferente”. Ficam fixos a crenças que os limitam e impedem de avançar, de alcançar novos resultados.
Neste workshop, os fiz refletir em como era possível que, num mesmo ambiente de crise, alguns cresçam (e muito) e outros estagnam? Por que alguns dão certo e outros não? E chegamos a conclusão que os que dão certo decidiram mudar a si mesmo. Todos sabem que precisam inovar e ter criatividade nos negócios, mas poucos entendem que para isto precisam fazer diferente. Os que crescem são os mesmos que tomaram a decisão de parar de reclamar, de ficar mergulhados no problema, e miraram seu foco na solução. Abandonaram as suas crenças limitantes e foram em busca de suas metas e objetivos. Empresários de sucesso sempre testemunham que precisaram promover a mudança neles para depois levarem para suas organizações.
Por fim, convido vocêa, empresário refletir e decidir entre ter consciência empresarial e promover a mudança; ou continuar do jeito que está e continuar se vitimizando? Mudar ou continuar fazendo sempre a mesma coisa? Qual das duas opções trará a você uma guinada para o sucesso?